Bahia terá investimentos do PAC Cidades Históricas e Turismo Náutico

  • -

Bahia terá investimentos do PAC Cidades Históricas e Turismo Náutico

Category:MURAL

A Bahia tem muitos atrativos como o enoturismo, o turismo religioso, de aventura, rural e LGBT. O estado tem todos os biomas que há no Brasil, foi aqui que o País começou [e] Salvador foi a capital da colônia até 1763. Temos o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina”.

Cidades históricas e turismo náutico

O secretário cita ainda que o ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve em Salvador recentemente e o Estado vai receber verbas do governo federal para a recuperação do conjunto arquitetônico colonial, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades).

“Teremos reuniões sobre o PAC Cidades Históricas em Salvador e a nossa ideia é que não haja contingenciamento para estes recursos. Temos muitos investimentos assegurados e vamos trabalhar para ampliar estes investimentos importantes para a cultura, para a preservação do patrimônio histórico e o turismo”, diz Pelegrino.

Quanto ao turismo náutico, ele afirma que está sendo concluída a negociação com o Banco Interamericano para um empréstimo de US$ 50 milhões, com a contrapartida de US$ 40 milhões do Estado, para fomentar o segmento na Baía de Todos-os-Santos (BTS). “Este é um diamante bruto que nós temos e vamos lapidar. Vamos requalificar a baía e colocá-la no circuito náutico mundial”.

Segundo ele, a BTS recebe correntes marítimas vindas do Atlântico Norte e por isso vai se tornar a porta de entrada do turismo náutico no Brasil. “Vamos fazer um SAC Náutico no Terminal Marítimo, [o que] permitirá fazer em duas horas o que hoje é feito em duas semanas, como internalizar uma embarcação”.

Ainda na entrevista, o secretário fala sobre obras de infraestrutura náutica. Teremos a requalificação da estrutura de píer e cais na rampa do mercado. Vamos criar bases náuticas com pontos de atracação, internet e restaurantes. As pessoas poderão alugar embarcações e vamos produzir regatas e competições na maior baía tropical do planeta. A Baía de Camamu também tem grande potencial para esportes náuticos. A Bahia será um polo importante do esporte náutico”.